Blog de Samuel Filho

ESTAÇÃO MEMÓRIA ( CONTINUAÇÃO )

Posted on: 24 de janeiro de 2011


Conheci lá um professor que me convenceu a ir para Salvador. Vitória da Conquista era uma pequena cidade do interior sem opções para quem vinha de uma capital, mesmo pequena como Teresina. Em salvador, o professor me hospedou na casa do estudante de Conquista, com moradia e café da manhã de graça. Fui bem recebido pelos estudantes. E até consegui emprego como repórter do Jornal TRIBUNA DA BAHIA.

Em um mês que permaneci em Salvador entrevistei várias autoridades. Numa tarde, recebi do chefe de reportagem, Pedro Formiglo, a pauta para entrevistar o famoso escritor Jorge Amado, na livraria da Civilização  Brasileira. Durante o lançamento de um livro do cronista e industrial  Pedro Celestino. Eu estava acompanhado do jornalista Oswaldo  Lemos, com o qual me encontrara, por acaso, em Salvador. A livraria estava lotada de intelectuais. Jorge Amado pontificava no ambiente, ao lado de um poeta norte-americano, com quem viera de uma viagem  de regresso dos Estados Unidos. Timidamente, aproximei-me do romancista, que aparentava ter nesse tempo um pouco mais de 60 anos. Disse-lhe : ” Eu pretendo entrevistar o senhor ”. Jorge Amado respondeu arrogante : ” Você parece que não é jornalista, ao querer me entrevistar aqui. Ligue para minha secretária ”. Retirei-me para perto de Oswaldo Lemos, que sorriu com a grosseria do celebrado escritor.

Não demorou muito, Oswaldo Lemos me chamou a atenção para o músico e compositor Dorival Caymi, que entrava. Consegui cumprir minha pauta, entrevistando um grande nome da música popular brasileira.Pessoa simples,gente do povo, Caymi mora nas minhas relíquias de jornalista como um ser humano admirável.

Na redação do TRIBUNA DA BAHIA, contei o ocorrido para Pedro Formiglo e ele falou : ” Faz a matéria do Caymi e manda o Jorge Amado … ”

II

Das lembranças da Infância, recordo-me somente  do que aconteceu a partir dos cinco anos.

 

( CONTINUA )

Deixe um comentário

Meu Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

