Blog de Samuel Filho

ESTAÇÃO MEMÓRIA ( CONTINUAÇÃO )

Posted on: 30 de janeiro de 2011


 

Tinha entre seis e sete anos, quando fiz uma viagem a São Luís, acompanhado de mamãe Antoniusa e de minha irmã Antonice. No alvorecer do dia, partimos no trem ” Maria Fumaça”. Tudo foi divertido na minha cabeça de menino : vendedores de frutas e de comidas nas paradas das cidades maranhenses em que passávamos. Ouvia curioso e atordoado os pregões dos vendedores. Chegamos em São Luís lá pelas 10 horas da noite, desembarcamos na estação Reffsa.

Criança ainda, não me lembro quase nada da ilha, terra natal do meu pai, de onde fora embora para o Piauí aos 40 anos e nunca mais voltaria, nem mesmo a passeio. Para não dizer que não gurardo alguma lembrança, registro uma ida á noite a rampa Campos Belo, onde atracavam os navios. Ali, guardo na memória ter visto um navio com luzes vermelha,azul, e amarela e a imensidão do mar á minha frente. Sim, também, andei no bondinho.

Outra viagem que fiz, nessa época, foi para Araripe, Ceará. Mamãe me achava muito danado e peralta, de modo que pediu para a avó Maria, mãe dela e beata do padre Cícero do Juazeiro, que de tempos em tempos passava meses conosco , me levar ao Ceará. Só debaixo das ordens de vovó poderia me corrigir.

 

continua

Deixe um comentário

Meu Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

