Blog de Samuel Filho

ANIVERSÁRIO DE SÃO LUÍS

Posted on: 8 de setembro de 2011


Aos 399 anos, às vésperas de 4 séculos,  fundada pelos franceses e colonizada pelos portugueses, São Luís do Maranhão, torrão natal de poetas, patrimônio da humanidade, tombado pela Unesco, tem um rico tesouro cultural, constituído por manifestações folclóricas (bumba-meu-boi, tabor de crioula, cacuriá, poesia, música, artes plásticas etc).

É também ilha rebelde, do amor e da saudade. Hoje, consolia-se outra São Luís, capitalista, sufocada pela especulação imobiliária, trânsito caótico, crescimento da periferia, vioência urbana e toda uma rede de injustiças sociais a leste, oeste e sul, banhada por todos os lados pelo oceano atlântico, sepulcro de heróis e malfeitores, desde a  pirataria francesa, holandesa e portuguesa à  tragédia da escravidão negra .

Apesar dos pesares, o povo ludovicense resiste bravamente, ao longo de uma opressão terrível, colonial, imperial e republicana, de secular dominação, enfrentando o presente com o mesmo espírito de luta do passado e a fé e a esperança de alcançar um estágio social superior, igualitário, justo e fraterno. Parabéns São Luís e  à população maranhense.

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

2 Respostas to "ANIVERSÁRIO DE SÃO LUÍS"

oi poeta! so queria dividir a lindíssima lembrança que tenho na festa de 350anos da cidade de São Luis.Advinda de Buriti de Inácia Vaz,aqui cheguei para estudar o meu ginásio ,quando assisti o maior espetáculo que os meus olhos já viram à época ,no centro praça Deodoro , desfile de homens ,mulheres elegantes e com luxosas fantasias contando a historia da cidade,Vi reis ,rainhas ,cantores ,atores daquele desfile.Hoje reflito aquelas vestimentas belezas eram novidades para um criança de 11 anos que nunca tinha saído perto dos pais de N.Sra. S
antana e do riacho do morrrokkkk.que tal?

obrigado pelop comentário. O tempo passa, As lembramças não. Um abraço, Samuel filho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Meu Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: