Blog de Samuel Filho

CONVERSANDO SOBRE DIABETES (5)

Posted on: 19 de setembro de 2011


Manuel Faria deixou o Hospital Universitário. Tinha lançado um livro sobre diabetes, segundo li na imprensa local. Mais próximo de casa , fui me consultar no Hospital do Luizão. Atendido pelo diabetólogo Ruy Pantoja Filho, que escreve artigos sobre diabetes e obtive muitas informações preciosas lendo-o. Cobra do paciente dieta rigorosa. Pede exames de gordura no fígado e outros. 

Em condições de pagar um plano de saúde,  Ruy Pantoja me atende em escritório particular. Lá, abre a caixa preta do tratamento. Prescreve remédios, de preços salgados. Ele direciona o tratamento no sentido de proteger o coração , conforme afirmou  o diabetes é o primeiro  fator de morte de coração, depois são o cigarro e as gorduras.

Agora não, mas antes tinha uma preguiça danada de ir a médico, satisfeito com os remédios caros de Pantoja, perdemo-nos de vista. A última vez que o procurei, não atendia mais no Renascença. Demorei mais de três anos sem me conultar com endocrinologista. Fiquei me consultando com cardiologista, nefrologista, angiologista.

 Depois de  ter a perna esquerda amputada no Socorrão II, dos carentes, de triste memória, se tivesse um plano de saúde jamais teria perdido o membro inferior, no máximo o dedão do pé. Recuperado da cirurgia, aparecem feridas no pé direito. Faço curativos diários em vão. Tive um estalo: consultei-me com o angiologista Sérgio Botelho. Passou Vasogard 50mg. Foi um milagre. Desapareceram as feridas, tomara que para sempre. Já faz quase um ano que não retornei à endocrinologista Maria de jesus Botelho. Tem paciência com os impacientes como eu. Tenho medo mais dos puxões de orelhas dos médicos do que dos diabetes. Por paradoxal que seja,

Deixe um comentário

Meu Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

