Blog de Samuel Filho

NÃO BASTA CRER E PERSERVERAR

Posted on: 6 de fevereiro de 2012


Image

Em artigo de tom  de discurso de palanque  eleitoral,  o sociólogo e ex-presidente FHC  comenta as possibilidades eleitorais para a presidência da República dos pré-candidatos dos tucanos José Serra e Aécio Neves, de um pleito ainda em 2014.  Ele coloca como condição básica para o sucesso de um dois favoritos do PSDB  “crer e perseverar”.

FHC até recorda a luta de Lula  que perseverou mesmo  com várias derrotas para  sucedê-lo no Palácio do Planalto.  A vitória de Lula e a  a popularidade que desfruta até hoje junto ao povo como uma liderança política incontrastável  foi construída ao longo de aproximadamente quatro décadas de uma trajetória sindical ascendente , e que culminou com a fundação do Partido dos Trabalhadores.

A vitória de FHC para presidente foi  alcançada, graças ao apoio de Itamar Franco,  em exercício da presidência da República, vice de Collor, deposto pelo congresso nacional.  Itamar  imprimiu uma marca ética ao seus pouco mais de dois anos  de governo e  deu a missão ao então ministro  FHC de extirpar a hiperinflação brasileira. E o plano cruzado é bem sucedido até hoje.

Mas,  ganhar eleição com golpes de marketing e medidas como  controle da inflação e transferência de renda não suficientes. Ou fazer pregação oposicionista pelo país afora idem. Lula possuía o  que tinha faltado aos governantes  passados:  liderança  das  classes trabalhadoras, firmadas em  uma militância sindical.

Mesmo no governo, o  PT  continua diferente do PSDB. Este é um partido de quadros . Aquele nasceu  na classe trabalhadora, com o apoio de setores das elites culturais.  Eis a diferença que faz a  diferença:  presidente eleito oriundo das massas trabalhadoras. É o poder da maioria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Meu Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: