Blog de Samuel Filho

Um Espectro ronda a Europa

Posted on: 14 de maio de 2012


O escritor Geraldo Borges,com mais de uma dezena de livros entre contos, romances,crônicas, sonetos etc, inaugura hoje uma coluna no blog MINHA TERRA TEM PALMEIRA, semanalmente, um dos melhores entre nós.

Image

Escritor Geraldo Borges.

Um espectro ronda a Europa, assim diz Mark no inicio do manifesto do Partido Comunista, com certeza, como profundo conhecedor da literatura Européia como da sua economia, estava parodiando Shakespeare.

Quem não conhece a aparição do Espectro, o pai do príncipe Hamlet, contando que o seu reino foi usurpado. E que Hamlet precisa agir.Mas Hamlet não age. E na duvida, na protelação vai desencadeando toda uma tragédia família no seu reino podre da Dinamark.

Um novo  espectro está rondando a Europa, e  vai, ou já começou a desencadear uma tragédia econômica e política. Por que o espectro agora não é simplesmente uma metáfora de ficção, e uma realidade impura que como um cogumelo venenoso está crescendo pelas ruas, praças e pátios da velha Europa, que já foi gloriosa e berço de algumas civilizações das quais  herdamos  uma cultura  humanística.

. O sonho de uma Europa unida e muito antigo. Napoleão tentou, fazenda as suas guerras, foi derrotado,  Mas virou um mito.  Santa Helena, ilha de Elba As guerras napoliônicas criaram um novo mundo. E o resto da Europa de hoje com seus castelos e pequenos reinos deve-se muito a Napoleão.

Na segunda Guerra Mundial a Europa, saiu do front, dividida. Hitler  quis unir o continente, sob a bandeira do nazismo, mas precisava abater os judeus, o seu pior espectro. Terminaram  construindo o  muro da vergonha.O plano Marshall conseguiu por algum tempo  escorar a economia. Dar algumas décadas de paz, de bonança.

 Veio  a globalização. E o sonhando plano de unir a Europa, a União Européia,  sob o signo de uma só moeda, o Euro. Inglaterra ficou de fora, na sua posição de ilha, isolada, fora do continente, com a sua valorosa moeda, libra esterlina, vazada com a efígie da rainha, com o seu  Reino Unido.

Estamos vendo pela mídia o que está acontecendo com os países mais vulneráveis da Europa. Países estes que foram as bases da civilização ocidental, como Grécia, Itália, hoje atolados em dividas, juntamente com Portugal, Espanha, os grandes percussores da navegação.

 Voltando ao espectro, ele está rondando de novo a Europa. As vigas da União Européia vão rachar e mais uma vez as tentativas de um velho continente se ajustar em um bloco econômico coeso e livre de tribulações cairá por terra;  será se é temerário dizer que a Europa está num beco sem saída. Para tudo tem uma saída. Os seus governantes estão na murada olhando os mares por onde navegavam e iam  buscar o ouro. Agora estão vendo apenas o espectro. O diabo e ouvir e entender   o que ele está dizendo. E tomar uma atitude. Eis a questão. Do contrario a tragédia se repetirá, no teatro da vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Meu Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: