Blog de Samuel Filho

LEONARDO BOFF VÊ SINAIS DE MUDANÇA NA IGREJA CATÓLICA

Posted on: 20 de março de 2013


Imagem

O ícone da Teologia da Libertação do Brasil, Leonardo Boff, vem nos últimos dias sendo entrevistado pela mídia sobre o Papa da Argentina Francisco I. Na sua opinião, é um calúnia o que está sendo plantado nos meios de comunicação, acusando o novo pontífice de ter colaborado com a ditadura militar, uma das mais cruéis da America Latina. Boff acrescentou que conhece pessoalmente Francisco I e relatou que o então provincial  ajudou a esconder militantes  políticos perseguidos pelos militares. Mas, salientou que as acusações  são polêmicas.

O teólogo acha que o  pontífice pretende reestruturar a curia romana, a qual é para ele um antro de corrupção, assentado em bases imperiais é medievais. Leonardo Boff disse que só haverá mudanças na igreja católica se for destruída a cúria romana, o poder central da velha igreja.

Sobre a personalidade do papa, falou que é um homem de hábitos simples, que anda de ônibus, cozinha, e que já começou a se despojar das pompas que sempre cercaram a figura do papa de Roma. Gosta do contato direto com o povo desde a época que trabalhava na Argentina. A favor de Francisco I, há depoimentos positivos de cardeais brasileiros que testemunham se tratar de um jesuíta que pode enfrentar a carcomida cúria romana.

Para Leonardo Boff a Teologia da Libertação não está encolhendo como declaram os padres conservadores. Pelo contrário, o movimento progressista no interior da igreja católica realiza fóruns mundiais com milhares de eclesiásticos e leigos do munto inteiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Meu Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: