Blog de Samuel Filho

A AGONIA DO TRAIDOR DE TIRADENTES (XI)

Posted on: 27 de outubro de 2014


joaquim_09

Capitulo XI

Dona Bernadina estava indecisa se comunicava ou não ao coronel o internamento de Rosa. Ela sabia que mais cedo ou mais tarde, ele ia dar pela falta da escrava. O receio de dona Bernadina era o de que o coronel poderia ter a saúde agravada com a notícia. Por outro lado, se não lhe dissesse, o coronel iria notar a ausência de Rosa, reclamar dela que estaria escondendo as ocorrências de Casa. Mordendo os lábios pálidos, dona Bernadina resolveu falar:

-Montenegro, eu internei a Rosa.

-Quando? Indagou o coronel com espanto.

-Hoje, quando você fazia a sesta. Ela está com varíola.

-Será que nós estamos contaminados?

-Deus há de nos proteger.

-E o negro Domingos que estava amasiado com ela não está com a peste também? – O coronel franziu a testa.

-Até o momento, não.

-É bom isolar ele também no hospital.

-Não, Montenegro, o Domingos está com saúde.

-Bernadina é devido a tua bondade que tu vais botar tudo a perder. Se essa varíola pegar na gente a culpa é tua.

-Se o Domingos apresentar qualquer sintoma da doença, a gente interna ele. No hospital não tem só escravos internados. Há fidalgos também.

-Olha aí, e você ainda está brincando. Vir para o Maranhão para morrer de varíola é uma condenação do demônio.

-Da maneira que você está pensando até o governador pode pegar varíola, disse dona Bernadina.

-Esse governador já é leproso. Cheio de sarna. Para ele pegar varíola é rápido.

-Coitado, ele é tão bom. Não mexe com ninguém. – Dona Bernadina abanou-se para diminuir o calor.

-Ele é bom para a panelinha dele. Para mim não deu nada. Qualquer hora dessa, eu faço uma carta para a Corte, contando toda a safadeza do governo dele, ameaçou o coronel quase gritando.

-Montenegro, você ainda quer entrar em política, depois de tudo o que aconteceu?

-Isso não é política. É apenas vingança. Você está muito iludida com ele. O Curuba só tem a aparência de gente que presta, com aquela cara de santo. Não vale uma pataca.

Dona Bernadina virou-se para o lugar em que Manuelzinho brincava solitáro. Ela disse ao coronel que estava com medo do filho contrair a varíola, já que estava sendo muito benevolente com os escravos.

-Você não se importou quando devia. Deixou que a negra Rosa permanecesse muito tempo doente em casa. Esse negro Domingos deve estar também contaminado.

-Ainda não, afirmou dona Bernadina.

-Como você sabe?

-Ele está  forte e disposto. Não sente nada.

-A Rosa também estava com saúde. De repente, apareceu cheia de feridas. Parece que estou com diarréia. – O coronel bateu na barriga.

-De novo, Montenegro?

-Agora é de velho.

O coronel apoiou-se na bengala e levantou-se, segurando no ombro de dona Bernadina. Pediu o vaso. Dona Bernadina disse que estava no banheiro.

-Tem papel?

-Tem tudo lá.

– Já caguei na calça, gritou o coronel.

-Aguenta um pouco, Montenegro.

-Está fedendo mesmo. – Dona Bernadina tapou o nariz com a mão.

-Mentira. Minha merda não fede.

-Não fede? Está podre.

-Ele passou mais de quinze minutos no banheiro,  com dor de barriga. Suou frio. – O coronel limpou-se e dona Bernadina trouxe-lhe cueca e um pijama limpos.

-Mamãe, estão batendo. É gente.

-Já vou meu filho.

Era o comandante Venâncio. Trajava roupa de passeio. A bota rangia. Apertou a mão de dona Bernadina, numa saudação cordial.

-Como vai o coronel?

-Daquele jeito. Fraco. Ele está na varanda.

-Força, coronel, disse o comandante, cumprimentando-o

-É o que está me faltando, respondeu o coronel mostrando-se cansado.

-Sente nessa cadeira, comandante. – Dona Bernadina apontou com o indicador.

O comandante puxou a cadeira um pouco para trás.

-Está um inferno, comandante. A negra daqui está interna com varíola. O negro deve estar perto de ficar com essa peste também. – O coronel mostrava-se amargurado.

-A varíola está atacando muitas pessoas. Lá, no quartel, houve mais dois casos de soldados com varíola. Mandei imediatamente para o isolamento do hospital. A Corte Real tem enviado remédios. O governador me falou que Dom João VI vem ajudando o Maranhão a combater a varíola.

-Para mim, a Corte não fez nada. São uns ingratos. No entanto, eu prestei um grande serviço à Coroa, denunciando os inconfidentes. – O coronel falava com ressentimento.

-Coronel, você só  pensa em si, disse o comandante em tom de brincadeira. O Brasil vai ser sede do Reino Unido. Pode acreditar.

-O Brasil não tem condições para isso. É sonho de louco.

-Você acha?

-Acho. É um país de índios e negros. Ai do Brasil se não fosse Portugal. O Brasil deve tudo aos portugueses.

Rindo com os dentes felinos, o comandante fitava o coronel, vendo à sua frente um homem que estava morrendo aos poucos. Dona Bernadina andava da varanda para a copa, cuidando do serviço de casa.

-Coronel, qualquer hora dessa eu venho lhe buscar para um passeio pela cidade.

-Com essa peste de varíola eu não saio nem na porta. Muito obrigado, comandante.

-Dessa vez, a coisa não está tão feia. Foi um pequeno surto. Dentro de poucos meses será debelado pelo governo.

-Comandante todo cuidado é pouco. Com esse governador que está aí, não se pode confiar. É um mole, sem pulso.

-Concordo em parte. O governador Paulo José da Silva Gama é uma pessoa pacata. Por isso, parece sem coragem. Mas, não persegue seus opositores como os outros governadores.

-Não persegue? Todos eles são perseguidores. A única coisa certa que ele fez foi proibir brasileiro de integrar o Senado da Câmara. – O coronel estava exaltado.

-A melhor obra dele para mim foi ter instalado o Tribunal da Relação.

-Foi uma besteira. Vai arranjar inimigos com esse tribunal. – O coronel cerrou os punhos.

-Coronel, eu quero lhe dizer que o governador muito lhe preza, disse o comandante.

-Também pudera. Eu sozinho destruir uma revolta contra a Coroa. Se não fosse eu, ele não estaria mandando nessa província hoje. Talvez, nem Portugal existisse no mapa. E Portugal ainda existe, graças aos ingleses. Aliás, comandante, eu deveria ter nascido inglês, que é um povo ousado e guerreiro.

O coronel falava como se estivesse recuperando a sua antiga energia. Ficou até vermelho de tão empolgado.

-Coronel, por que você não gosta do governador? – O comandante perguntou em tom confidencial.

-É metido a sério, mas por baixo dos panos protege os seus apaniguados. Nunca se lembrou de me dar nada. Dá sesmarias para os amigos e não se lembra de mim.

-Tenha paciência, coronel. Ocorre que o governador que agir de acordo com as cartas régias. Há pouco tempo foi baixada uma carta régia restringindo a concessão de sesmarias.

-Na minha idade não se tem mais paciência. Nem sei se estarei mais vivo amanhã.

Deixe um comentário

Meu Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

