Blog de Samuel Filho

DEFICIENTE FÍSICO

Posted on: 5 de dezembro de 2014


Cadeirante_AV_14_4e20c033b79d4

Em 30 de junho de 2006, tive amputada a perna esquerda no Socorrão II em São Luís do Maranhão, em consequência de diabetes. Nesse tempo, o Socorrão II ainda se ressentia de precariedade nas instalações físicas. O sofrimento de um deficiente físico apenas começa para qualquer pessoa. Depois da alta, as dificuldades surgem no cotidiano de todos os tipos de deficientes.

A  partir de então, experimentei os preconceitos e as dificuldades de um deficiente físico. A locomoção numa cadeira de rodas fora de casa para tratar de problemas de saúde e burocráticos constituem o cenário adverso que enfrentamos naquela época e até hoje. A falta de rampas em prédios públicos, cuja arquitetura é caracterizada por degraus de difícil acesso. Nas filas de bancos e de outros estabelecimentos ainda não havia caixas para idosos e deficientes. Agora melhorou com leis federal, estadual e municipal o atendimento, mas ainda existem repartições públicas que não dão prioridade a nós. Banheiros para deficientes dificilmente encontramos que sejam adequados seja em locais públicos e particulares.

Os preconceitos são mais notórios quando um deficiente necessita de um táxi. A maioria dos taxistas de São Luís não quer conduzir passageiros com deficiência física. Em muitas ocasiões, na porta da minha casa, muitos deles recusam-se a nos conduzir, fugindo rapidamente no veículo sem nada dizer. É uma prática até hoje corriqueira e difícil de coibir.

Nos últimos anos, a luta em favor dos deficientes físicos conquistou vitórias contra a segregação das gerações antigas e novas. As entidades representativas dos direitos dos deficientes físicos têm uma pauta extensa de reivindicações para os portadores de deficiência de todas as classes sociais, principalmente os baixa renda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Meu Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: