Blog de Samuel Filho

NAURO MACHADO: O GÊNIO DA POESIA

Posted on: 28 de abril de 2015


josoaldo-3-nauro-pensador

“Meu caro poeta Samuel,

lastimo muito o que c om você aconteceu. Gostaria de ter a sua resistência, pois comigo, que fui acometido de um câncer no esõfago ( extraído numa cirurgia que durou l2 horas, substituindo-o pelo estômago, ainda estou sofrendo terrivelmente as consequências físicas e psicológicas dela decorrentes. A vida é uma caixa de surpresas desagradáveis, sobretudo aos espíritos criadores, categoria em que você se inclui com excelência e méritos. Estamos passando, caro amigo, por nossa verdadeira estação no inferno.  Vamos remar nosso frágil barco, até arremessá-lo no incognoscível, para encontrarmos aquele “novo”, conforme o poema baudelereano. ” Inferno ou céu, porco importa”, diz-nos o genial poeta das flores do mal. Para você, velho amigo, o abraço compartilhado

de quem, por sua parte, conhece também o que é o verdadeiro sofrimento.

nauro machado”

Por e-mail, o genial poeta Nauro Machado enviou para mim uma mensagem, que me causou uma surpresa intraduzível.

O belo texto do grande vate maranhense, que já pontifica no monumento de Gonçalves Dias, Sousândrade, José Chagas e outros, revela a nossa condição humana e existencial.

Fomos, meu poeta, colhidos pela tragédia: você perdeu o esôfago e eu a segunda perna de cadeirante.

O inferno é aqui mesmo. Diferentemente, João Paulo II disse que o céu não tem espaço físico. O inferno tem espaço terrestre, onde vivemos atacados pelo principado do mal, como as guerras, o poder político e econômico e as personalidades doentias, que iguais a satanás só buscam fazer o mal.

A sua poesia está entre as maiores obras literárias do mundo, que tive o privilégio de conhecer. Você é imortal com ou sem vida.

Deixe um comentário

Meu Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

