Blog de Samuel Filho

A OUSADIA DE JOSÉ REINALDO

Posted on: 29 de julho de 2015


jose-reinaldo

O ex-governador e atual deputado federal José Reinaldo Tavares surpreende a opinião pública maranhense com a ousada ideia do Pacto Pelo Maranhão. Como é obvio, as resistências contra  proliferam nos meios políticos e, sobretudo, entre comentaristas da mídia. Mas temos que salientar aspectos da biografia politica do parlamentar.

Se não fora a ousadia de José Reinaldo em  ter como governador se rebelado contra o grupo Sarney, ao qual pertenceu umbilicalmente durante muito tempo, evidentemente que a antiga oposição estaria ainda marcando passos rumo ao Palácio dos Leões. Talvez, a ruptura provocada por ele seja o fato mais importante da política maranhense de que se tem noticia. Jackson Lago, um oposicionista histórico, chegou ao governo do Estado pelas mãos de José Reinaldo.

A perseguição que sofreu dos detentores do poder sarneyzista merece  registro histórico , assim como  Sarney comeu o pão que o diabo amassou  ao se voltar contra o vitorinismo,  uma oligarquia solidamente fincada na ditadura militar de 64. Nesse contexto, Sarney e José Reinaldo se  parecem como dissidentes. Diferentemente do ex-presidente, José Reinaldo preferiu o caminho de ousar,  simplesmente, sem ambição pelo poder que tudo pode.

Agora, de engenheiro civil para engenheiro da política, no artigo PACTO E DEBATE PÚBLICO, publicado no “Jornal Pequeno”, edição de terça-feira passada, detalha os projetos  que já está discutindo com a sociedade, cuja execução depende do apoio de José Sarney, ainda homem de muito prestígio no PMDB e na política nacional. E é exatamente o diálogo que propõe com personalidades como Sarney que tem causado um alvoroço entre gregos e troianos.

O que propõe Jose Reinaldo? Implantar o Instituto Tecnológico do Nordeste em Alcântara,  com professores e técnicos da  melhor escola de engenharia do Brasil,  que permitiu o sucesso da indústria aeronáutica  no  sudeste . O segundo projeto do pacto é a dinamização do Porto do Itaqui para ser o parceiro concentrador de carga do Brasil para o Canal do Panamá. Os outros serão a implantação de um moderno sistema de transporte de massa em São Luís e região  metropolitana ; e um centro de alto nível para formação de professores do ensino fundamental e básico.

O Pacto pelo Maranhão pode ter outros projetos e não significa capitulação política do governo de Flavio Dino à família Sarney. É, isto sim, um salto enorme para recuperar o tempo perdido com politica de terra arrasada em que vivemos durante séculos. Que as mentes sabotadoras entendam a magnitude da ideia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Meu Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: