Blog de Samuel Filho

ENTENDA A LAVA JATO

Posted on: 5 de março de 2016


3edb04ecca2565ba3973b5bf763292ad

 

Até hoje o juiz Sergio Moro não explicou à opinião pública por quê somente os governos de Lula e Dilma, do Partido dos Trabalhadores,  estão sendo investigados pela Lava Jato. É como se governos anteriores como o de FHC estivesse imune à investigação, por corrupção.  Sabemos que vários escândalos foram colocados para baixo do tapete do Palácio do Planalto durante os dois mandatos do guru da social democracia tucana.

De país da impunidade, de repente,  o Brasil passa a ser a pátria da suspeição. Somos todos suspeitos perante a Lava Jato. E estamos caindo no estado de exceção, tão nocivo e destrutivo quanto à impunidade dos corruptos de direita e de esquerda. Camufla-se a estratégia de atingir governos populares com a caça à corrupção sistêmica.  Nenhum governo deste país em toda a história colonial, imperial e republicana passa a salvo da corrupção.

Mas, só agora, quase 28 anos de promulgação da Constituição de 1988, coloca-se em prática o combate à malversação dos recursos públicos. A sociedade está entendendo que a criminalização do ex-presidente Lula, a partir de suspeição, ainda sem qualquer comprovação, significa uma perseguição a um dos maiores líderes da política nacional, como ficou comprovado sexta-feira passada, através da condução coercitiva dele para depor na polícia federal.

O povo está nas ruas e, lamentavelmente, um juiz de primeira instância, que nada entende de política, está conduzindo a nossa democracia para o abismo de um beco sem saída. Nenhuma ordem jurídica suporta a indignação das massas populares, quando toma consciência de que seu líder sofre um tratamento desregrado que a justiça não dispensa nem a um mafioso.

Estamos brincando com fogo diletos investigadores. Não prejudiquem o estado de direito democrático para aparecer em espetáculos midiáticos. Foi o povo, sob o comando de Ulisses Guimarães, Lula, Brizola, entre outros, que conquistou a redemocratização do Brasil, golpeado em março de 1964 pela sanha fascista dos militares, durante 21 anos, uma página negra que não gostaríamos de viver nunca mais.

Anúncios

1 Response to "ENTENDA A LAVA JATO"

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Meu Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: