Blog de Samuel Filho

O TEMÍVEL CÂNCER (1)

Posted on: 25 de dezembro de 2016


download-1

Quando o médico me disse que eu estava com um tumor maligno no lado direito da língua, confirmou-se a minha suspeita de que  era câncer.  Ele falou, com visível  convicção, que a causa fora o cigarro, mesmo sem  saber que fumei algum tempo.

Confesso que senti um nervosismo que há muito tempo não tivera. Uma sensação de tremor e paralisia ao mesmo tempo. A sensação foi tamanha que me senti como se já estivesse morto, tal é o poder da propaganda massificada no inconsciente coletivo de que  o câncer é uma doença incurável e letal. Depois, comecei a me lembrar dos guerreiros Lula e Dilma, ambos venceram o câncer. Sem falar, em outros personagens da politica brasileira que até conviveram com o mal durante mais de 20 anos como Darci Ribeiro, Reitor da Universidade de Brasília, politico e escritor.

Não me lembro de casos semelhantes de pessoas humildes, mas certamente existiram ou existem aqueles, mesmo pobres, conseguiram vencer o câncer . Hoje, com o avanço da medicina e da tecnologia, a doença pode ser  tratada, com sucesso , desde que seja detectada no inicio, é o que dizem  os oncologistas.

No meu caso, estou empenhado em superar e ficar bom. Em termos de patologia, carrego desde os 40 anos o diabetes mellitus.  Por desrespeito à dieta de um diabético, minhas pernas foram amputadas, por minha própria culpa. Talvez, a experiência de diabético indisciplinado sirva agora para enfrentar meu câncer inicial.

Já fiz todos os exames solicitados pelo médico. Do ponto de vista dos resultados, estou fisicamente preparado para entrar na faca. A cirurgia vai durar duas horas , à base de anestesia geral. E hoje tive a boa noticia dada pela enfermeira e cunhada Gracinha que o corte na parte da língua será naturalmente recuperada após o tratamento.

Até os próximos dias. Pretendo relatar mais um desafio entre tantos outros em nome da vida e até da própria morte. Esta não podemos evitar. É o ciclo natural e o destino inexorável  da condição humana, animal, vegetal e do planeta terra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Meu Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: